lousa

Assim como na língua portuguesa, conhecer e usar conjunções em inglês é importante para que suas ideias não fiquem soltas.

A conexão entre elas facilita a compreensão por parte de seu interlocutor. Ninguém quer falar assim: “Ele trabalha muito. Ele não atinge os resultados esperados. Ele precisa ser mais eficaz. Não apenas eficiente. Pode ser demitido.”

Veja se não fica melhor assim: “Ele trabalha muito. Contudo, não atinge os resultados esperados, porque precisa ser mais eficaz e não apenas eficiente. A menos que mude, pode ser demitido.”

Na segunda frase, há vários tipos de conectores. Ficou clara a sua função? Hoje vamos falar sobre as conjunções subordinadas, que fazem parte da lista de conectores do inglês

As chamadas “subordinating conjunctions” estabelecem uma correlação entre duas orações. Vamos a cinco delas:

1) Causa (cause) – as, because, since
Exemplo: “Since he likes animals, they like him.”

2) Comparação (comparison) – as…as, so…as, than
Exemplo: “It is not as difficult as you may think.”

3) Concessão (concession) – although, though
Exemplo: “Although he works hard, he´s not very efficient.”

4) Condição (condition) – if, provided that, unless
Exemplo: “She´ll come provided that you do.” (contanto que)

5) Propósito (purpose) – in order that, so that , that
Exemplo: “So that there will be enough for all, take no more than you need.”

Pare e pense: você usa normalmente conjunções tais como after, if, though, if only, till, as, in order that, unless, as if, now that, until, as long as, once, when, as though, rather than, whenever, because, before, even if, than, wherever, even though, while?

Se não, vale conhecê-las e exercitar ao máximo o seu uso. Assim como em nossa língua, o uso correto das conjunções deixa o discurso mais próximo da norma culta e demonstra que você, de fato, domina o idioma.

Fonte: Exame.com
* Escrito por Rosangela Souza, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto