As demonstrações contábeis são um conjunto de documentos estabelecidos por lei, dentro daquilo predeterminado pelas Normas Brasileiras de Contabilidade e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Para fins de informações, a organização deverá divulgar suas demonstrações contábeis de acordo com as normas dos órgãos reguladores.

Segundo o IBRACON, “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.”

Tais informações, juntamente com outras das notas explicativas às demonstrações contábeis, auxiliam os gestores a estimar os resultados e os fluxos financeiros futuros da empresa.

É necessário ressaltar que existem vários tipos de demonstrações contábeis. As peças mais comuns são o Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício (DRE). Abaixo listaremos alguns demonstrativos constantes no conjunto das Demonstrações Financeiras/Contábeis.

Balanço Patrimonial

  • O demonstrativo em questão é composto por três divisões: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
  • O Ativo compreende os bens e direitos e as demais aplicações de recursos da entidade e que são capazes de gerar benefício futuro econômico.
  • O Passivo tem por origem controlar as obrigações para com terceiros.
  • O Patrimônio Líquido concentra os recursos próprios da empresa resultante de investimentos(Capital) e resultado, positivo ou negativo, das operações da organização.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Este demonstrativo tem a finalidade de apresentar, de forma resumida, o resultado apurado entre as receitas e custo/despesas num determinado período.

Demonstração do Fluxo de Caixa

O objetivo dessa ferramenta é demonstrar e projetar o resultado financeiro futuro. Sendo assim, é possível realizar tomadas de decisões antecipadamente evitando problemas de liquidez e até endividamento da organização.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMLP)

A DMPL demonstra todas a operações ocorridas no Patrimônio Líquido da entidade em determinado período durante o exercício social, além da formação de todas as reservas.

Podemos exemplificar dizendo que as principais informações nas demonstrações contábeis são:

  • a quantia investida pelos sócios na empresa;
  • a participação de capital de terceiros (endividamento);
  • como foi o faturamento da empresa no período;
  • quanto desse faturamento foi revertido em lucro;
  • quanto vale o imobilizado (móveis utilizados para a atividade-fim da empresa).

Portanto, as peças apresentadas são essenciais para análise mais crítica do negócio podendo trazer dados muito mais ricos e até ajudar nos cálculos de metas atingíveis e/ou previsões para o futuro da organização.

Essa capacidade de ir além nos demonstrativos diferencia uma companhia bem administrada por conhecer todo o cenário contábil/financeiro do negócio.

Texto elaborado pela Equipe Prime & Llonk