O Orkut serviu de inspiração para uma rede social que já reúne mais de 150 mil usuários. Batizado de Orkuti, o site conta com mais de 7 mil comunidades. Algumas delas têm mais de 2 mil participantes.

O brasileiro Alex Becher é o fundador do Orkuti. “Não tem nada que seja 100% idêntico, mas tentei manter layout e funcionalidades parecidas”, afirmou ele sobre o site em entrevista a EXAME.com.

Jogos como Fazenda Feliz e as opções de temas de fundo para os perfis são algumas das semelhanças da nova rede social com o velho Orkut. Porém, essas semelhanças ainda não foram motivo de dor de cabeça, destaca Becher.

Ele diz que tentou contato com o Google no fim de dezembro para tentar migrar comunidades do Orkut para o Orkuti. Não conseguiu. Entretanto, destaca que não teve nenhum tipo de problema com a empresa para criar o site.

“Os usuários entram em contato comigo tentando migrar conteúdo, mas é impossível: o Google não libera”, Becher diz. Ou seja, quem tinha conta no Orkut tem que criar um novo perfil no Orkuti se quiser reviver o passado.

Diferenças

Apesar das semelhanças, o Orkuti também tem diferenças em relação ao Orkut.

Recursos como a página de notificações (que exibe interações de amigos com o usuário) e a página de scraps (repensada para exibir apenas recados deixados por outras pessoas no perfil do usuário) são algumas das novidades.

Por enquanto, o Orkuti não tem publicidade. Mas, no futuro, Becher pretende obter dinheiro com o site por meio de uma lojinha online e de temas de fundo para perfis de usuário patrocinados por grandes empresas.

Outros planos para o futuro são a incorporação de recursos como sorte do dia e playlists com músicas do YouTube (previstos para entrar no ar até junho) e o lançamento do site móvel e dos apps para Android e iOS do Orkuti (previstos para o segundo semestre de 2015).

“Minha meta é bater a marca de 1 milhão de usuários cadastrados até dezembro”, revelou Becher.

Orkut

Fora do ar desde 30 de setembro de 2014 (dia de lançamento do Orkuti), o Orkut foi a primeira rede social de muitos brasileiros.

Criado em 2004, o site tinha 4 milhões de usuários em junho do ano passado – segundo dados levantados pela empresa ComScore.

Dono da rede social, o Google decidiu fechá-la em função do crescimento de outros serviços que lhe pertencem – como Blogger, YouTube e Google+.

Fonte: Exame